Agenda de Eventos EuroLifeNet
17 Janeiro 2009: Tânia Fonseca (CITIDEP, Escola Secundária Jerónimo de Andrade, Açores) e Dulce Pinto (Escola Secundária Anselmo de Andrade, Almada) apresentaram a experiência das suas escolas, no Seminário Eco-Escolas, em Seia. A convite dos organizadores (ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa), o Presidente do CITIDEP, Pedro Ferraz de Abreu, fez o balanço geral deste Programa, e as suas perspectivas futuras.
17 Novembro 2008: Cerimónia de Certificação do Nó EuroLifeNet, na Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada.
23 Outubro 2008: Reunião na CCDR-LVT com Dr. Pat Goodman, do Dublin Institute of Technology (DIT) com os parceiros do Programa EuroLifeNet em Portugal, para dar continuidade ao tratamento e uso dos dados recolhidos, e preparar um novo projecto incluindo a Irlanda.
1 Março 2008: Alunos e Professores da Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, formados pela Técnica Especialista da CCDR-LVT Enga Luisa Nogueira, fizeram o tratamento científico dos dados de exposição pessoal a PM2.5 recolhidos pelos alunos da Escola no âmbito do Projecto EuroLifeNet. Esta actividade pioneira é mais um passo para demonstrar a capacidade das Escolas do Ensino Secundário produzirem trabalho científico com qualidade e rigor, em apoio a monitorização da qualidade do ar.
1 Junho 2007: Realização do II Encontro Internacional EuroLifeNet, no Auditório da Escola Secundária Luís de Camões. Neste Encontro, teve lugar uma conferência de imprensa para apresentação dos resultados em Portugal da campanha de Novembro 2006, de medição da exposição pessoal a partículas (PM2.5), poluente atmosférico, levada a cabo por mais de 600 jovens em Portugal e Itália.
8 Maio 2007: Teve lugar na cidade de Milão, Itália, a Conferência de Imprensa de apresentação dos resultados locais do projecto piloto EuroLifeNet / PM2.5 da campanha de Novembro 2006. Estiveram representados o JRC-IES da Comissão Europeia, MAM, ITM, Escolas Secundárias de Milão e o CITIDEP.
13 Abril 2007: Todas as escolas ("Nós) EuroLifeNet em Portugal deram início a uma segunda campanha de 2 semanas de medidas de exposição pessoal a partículas (PM2.5).
9 Abril 2007: Teve lugar na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho uma reunião geral das escolas EuroLifeNet Portugal, para avaliar os resultados e a experiência da campanha de Novembro 2006, e planificar as actividades seguintes.
9 Março 2007: Reportagem sobre o EuroLifeNet passou na SIC, Jornal da 1 PM.
24 Fevereiro 2007: Larga reportagem sobre o EuroLifeNet no Semanário Expresso, com entrevistas aos alunos, professores e ao Director do Programa, Pedro Ferraz de Abreu.
16 Fevereiro 2007: Jornalistas do Expresso visitaram escolas EuroLifeNet Escola Secundária Anselmo Andrade, Escola Secundária Maria Amalia, e entrevistaram Anabela Neves, Carlos Almeida, Professores Coordenadores do Projecto, diversos alunos, assim como Pedro Ferraz de Abreu, Director do Programa.
13 e 14 Janeiro 2007: RTP Notícias elaborou uma reportagem sobre o EuroLifeNet.
10 Janeiro 2007: EuroLifeNet foi objecto de uma reportagem na RTP2 (Biosfera).
6 Janeiro 2007: Escola Secundária Maria Amália (Lisboa) lançou o seu site EuroLifeNet.
14 Dezembro 2006: O Presidente do CITIDEP, Pedro Ferraz de Abreu, foi convidado pela Comissão Nacional da UNESCO a apresentar o Programa EuroLifeNet na Conferência Internacional da UNESCO "Activar o Futuro: Objectivos e Estratégias da Educação para o Desenvolvimento Sustentável".
5 Dezembro 2006: A primeira sessão de medições de partículas PM2.5 terminou com sucesso em Portugal e Itália. Participaram 665 estudantes do ensino básico ao secundário (235 transportaram analisadores de PM e dispositivos GPS), 51 professores, 11 investigadores e 5 peritos.
21 Novembro 2006: RTP Açores visitou a Escola Secundária Jerónimo Emiliano na ilha da Terceira, Açores, para entrevistar os alunos e a professora Tânia Fonseca.
16 Novembro 2006: o CITIDEP apresenta em conferência de imprensa o programa EuroLifeNet – Ambiente/Saúde/Cidadania: Educação para o desenvolvimento sustentável na Casa do Ambiente e do Cidadão, Lisboa.
5 Novembro 2006: Os parceiros do EuroLifeNet em Milão lançaram o website italiano do EuroLifeNet.
6 Junho 2006:Encontro APHEIS em Itália, Ispra.
12 e 13 Maio 2006: Cerca de 40 pessoas participaram no I Encontro Internacional do Programa EuroLifeNet, que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa.
3 Março 2006: Na sede do CITIDEP, em Lisboa, teve lugar uma reunião de planeamento dos “Nós” do EuroLifeNet de Lisboa e Viana do Castelo.
3 Fevereiro 2006: Confirmação do financiamento (parcial) do Projecto – EuroLifeNet/Ciência Viva: Aprendendo/exercendo cidadania, medindo a qualidade do ar".
24 Novembro 2005: Reunião de planeamento do “Nó” EuroLifeNet de Lisboa, realizada na Escola Secundária Pedro Nunes.
23 Novembro 2005: Os parceiros EuroLifeNet apresentaram uma proposta de intervenção do projecto: "EuroLifeNet/Ciência Viva: Aprendendo/exercendo cidadania, medindo a qualidade do ar".
14 Novembro 2005: Reunião de planeamento do “Nó” EuroLifeNet de Viana do Castelo, realizada na ESE-IPVC.
15 Outubro 2005: Apresentada a proposta de projecto de investigação EuroLifeNet "EuroLifeNet/PM-Portugal: Qualidade do ar e saúde pública: Uma abordagem participativa".
14 Outubro 2005: Os Secretários de Estado do Ambiente e da Educação (Profs. Humberto Rosa, Valter Lemos), manifestaram em cartas o seu apoio ao Programa EuroLifeNet proposto pelo CITIDEP contando, na altura, com o apoio de 4 Universidades e diversas Escolas e Institutos.
18 Julho 2005: Parcerias EuroLifeNet: ESE-IPVC, ICS -UL, DCEA-FCT-UNL, Dept. Planeamento Urbano, U. Iowa, Dept. Planeamento Urbano, MIT.
19 Junho 2005: Escolas em Portugal associam-se ao EuroLifeNet (Açores, Viana do Castelo, Lisboa).
28 Maio 2005: Encontro entre Pedro Ferraz de Abreu (CITIDEP) e Paolo Crosignani (Instituto Dei Tumori di Milano) promovido pelo Mamme antismog di Milano, de modo a estender o EuroLifeNet até Milão, Itália.
26 Maio 2005: A convite do Instituto para o Ambiente e Sustentabilidade do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, o Presidente do CITIDEP, Pedro Ferraz de Abreu, apresentou no encontro APHEIS em Ispra, Itália, o projecto final do PEOPLE-Cidadania e propôs um novo programa para a União Europeia sobre o Meio Ambiente-Saúde-Educação-Cidadania, o EuroLifeNet.