Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça - Curso EFA

Educação e Formação de Adultos

Este site foi criado com o objectivo de proporcionar aos alunos dos cursos EFA's, a oportunidade de manifestarem as suas opiniões, dirigindosse assim à comunidade escolar da Escola Secundária D. Inês de Castro, no que diz respeito, por um lado, às aptidões adquiridas durante a sua formação e, por outro, às suas futuras aspiracões, enquanto alunos.
Desse modo, foi pedido a cada um dos alunos que redigisse um pequeno texto no qual exprimisse, de forma eloquente e descomprometida, não somente as suas experiências, como também as razões que os levaram a abraçar de novo os estudos, assim como as expectativas que mantêm em relação aos cursos de Formação e Educação de Adultos, na realização das suas vidas, quer pessoal, quer profissional, enquanto cidadãos empenhados em garantir o seu lugar na construção de uma melhor sociedade.
Em suma, realizousse esta pequena montra de opiniões, com a participação e colaboração dos próprios, e das suas iniciativas, esperandosse que a suas mensagens sejam lidas por toda a comunidade escolar - e não só - e que, de algum modo, também possa servir de incentivo a todos aqueles que desejam retomar os estudos.




Manifesto anti-dantas - adaptado.

EFA Sim! EFA Não!

Uma formação que poucos conhecem, mas muitos comentam, é uma formação que muito mistério tem!
É um coio de burros, de aproveitadores e d'esbanjo de dinheiro!
É uma resma de charlatães e de vendidos, só porque procuram uma nova oportunidade de qualificação!

Abaixo essa organização!

Abaixo o EFA, Abaixo o EFA! - Acima a ignorância e a falta de civismo!

Uma organização como o EFA será mascarar o cavalo do burro?

Uma organização como esta não será uma nova oportunidade para quem as nunca teve?
Uma chance para quem não a teve?
A única forma de nos qualificarmos sem sermos extorquidos?
Alguém nos pôs à prova!
Esse pobre diabo que luta pela cadeira falou sem saber!

O EFA é uma saída!

Pôrra chega! Somos estudantes não somos ignorantes!

Os EFA's saberão ler (?), saberão gatafunhar, saberão algo?
Todos se questionam! Mas algum cardeal de colarinho branco se informou sobre qual a razão?!
Apenas se importam com o risco ao lado e com um Portugal mais justo! Mais confiante! Mais Analfabeto!
Mais Pobre… Um Portugal mais português!

Os EFA's estudam! Os EFA's empenham-se!
Os EFA's aprendem tanto que até adaptam a manif anti-dantas!

Os EFA's são habilidosos!

Os EFA's vistos pela sociedade passeiam portáteis!

Os EFA's usam E-escolas, de ceroulas de malha e cuecas de 33 botões!

Os EFA's usam as novas tecnologias para se formarem!
E sobretudo, esses tais milhões que desaparecem para algum bolso, foram pois para o seu financiamento, nem vistos!

De segunda a sexta os EFA's usam a interniet para pesquisar e fazerem os seus R.A's. em vez da gravata regimental para fazer a continência à bandeira! No resto da semana o sucessor cospe-lhes nos olhos.

O EFA especula se pró ano haverá mais!

O EFA é simplesmente Educação e Formação de Adultos!

O EFA é um Zé que trabalha de dia pra pôr o pão na mesa e de noite estuda! O EFA é uma Maria que procura formação para melhorar a sua empregabilidade!
O EFA é um João que foi obrigado a trabalhar e a deixar a escola e agora reencontra o seu sonho!
O EFA é um Sufocado!
O EFA é um discriminado!

Desaparece EFA, desaparece! - PIM!

O EFA pede compreensão!
Pede uma oportunidade de se explicar à sociedade!

O EFA é um ENGANADO!

Será preciso ir pró o Rossio p'ra nos explicarmos! Basta de discriminações! NÃO HÀ CONDIÇÕES!

Sim às revisões positivas que melhorem os cursos!
Sim à administração correcta do EFA!
Basta de não ter escrúpulos, nem morais, nem humanos!
Basta de andar com as manias, com as políticas e com as opiniões!
Basta de nos crucificarem! Basta de sermos os Judas!

SOMOS O EFA! EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS!

O EFA é um varredor! O EFA é um canalizador! O EFA é um cantoneiro! O EFA é um desempregado! O EFA é uma NOVA OPORTUNIDADE!

O EFA nasceu para melhorar as nossas habilitações escolares e certificar competências!

O EFA empenha-se de dia a trabalhar e de noite a estudar!

FIM ao EFA! FIM! FIM!

O EFA é a vergonha da intelectualidade portuguesa! O EFA é a meta da decadência mental!

E ainda há quem olhe de lado quando digo que sou do EFA!

E ainda há quem lhe levante a mão!

E ainda há quem duvide que o EFA não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

O EFA sonha ser algo mais!

O EFA sonha ser mais do que um mero carpinteiro que apenas faz mesas e cadeiras!

Mas o EFA sonha ser engenheiro!

O EFA não sabe o que é, porque não é nada!
Ora parece um jardineiro com a pêra de um administrador, ora um administrador sem a delicadeza e a sensibilidade de um jardineiro!

Portugal com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa e de todo o mundo!
O país mais selvagem de todas as Áfricas!
O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus!

Ajudem-nos a lutar pela continuação do EFA!
Ajudem-nos pois, nós queremos estudar! Queremos ser alguém!
Queremos construir um Portugal com um nível acima!
Melhor para nós e para as gerações vindouras!

Sim ao EFA! Sim à sua continuação!

Porque o EFA é FIXE! O resto que se lixe!

TÁ Porreiro PÁ?!


Autoria de: Rúbem Bento

Rúben Bento

A Educação e Formação de Adultos foi o meu renascimento escolar, sendo a única forma possível de concluir o secundário, pois como me encontro empregado, a conciliação de horário entre a escola e o trabalho é muito difícil.
Como os tempos estão difíceis e a necessidade de dinheiro é uma constante do dia-a-dia, foi uma óptima opção que tomei, porque consigo trabalhar durante o dia e estudar à noite. Como tenho apenas que concluir o 12º ano estou no percurso C, tendo apenas de frequentar 300 horas para obter equivalência.
As áreas de competência dos EFA's são: Cidadania e Profissionalidade, a qual se encontra direccionada para a Sociologia, Filosofia, Psicologia, Antropologia, Geografia, História, Economia e Direito; Sociedade, Tecnologia e Ciência encontra-se direccionada para Física, Química, Sociologia, Economia, História, Matemática, Psicologia, Biologia, Antropologia e Direito; e Cultura, Linguagem e Comunicação que se encontra direccionada para Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Tecnologias de Informação e Comunicação, Geografia, Sociologia e Formação Cívica.


João Leonardo

Frequento um curso EFA e, ao contrário do que se possa dizer, neste curso nós adquirimos competências, sejam elas muitas ou poucas. Eu pertencia à área de ciências socioeconómicas e, como é óbvio, não tinha qualquer noção de biologia, porém, com este curso já obtive algum conhecimento. O curso EFA abrange várias disciplinas, com o objectivo de obtermos um conjunto diverso, mas completo de competências. Como em qualquer formação, a qualidade do curso e a sua validação depende, em muito, de quem quer mesmo aprender e de quem vem procurar formação. Mas estou certo que, quem vem para um curso destes, vem para aprender e não para apenas vir obter um certificado. Aprender, informar-se e actualizar conhecimentos devem ser as metas a atingir. No EFA, não só aprendemos com os conteúdos, mas também com as próprias experiências de vida de cada um dos formandos, devido à diversidade de idades.


João Barata

Neste corrente ano lectivo de 2010/2011 vim frequentar um curso EFA (Educação e Formação de Adultos), de modo a concluir o meu percurso no ensino secundário já que me faltava apenas a disciplina de Matemática para concluir o décimo segundo ano, acabei por ingressar no Percurso C do EFA.
No ensino diurno frequentava o curso de ciências sócio-económicas que é muito diferente do curso EFA. Eu gostava muito do curso que frequentava mas penso que a Matemática não era adequada ao curso em questão tendo vindo a prejudicar o percurso que pretendia. Agora que estou neste "Percurso C", estou a gostar e estou a adquirir competências um pouco de cada área, mas no entanto acho que isto é um curso útil para todos, desde os mais jovens aos adultos com mais idade. De início estava um pouco apreensivo quanto ao curso que ia frequentar mas rapidamente me adaptei às sessões de formação.
Para mim o curso de Educação e Formação de Adultos é uma nova oportunidade, para todos as pessoas, que no passado e no presente não tiveram oportunidade para concluir o ensino secundário ou até o básico e desenvolverem a sua formação.


Sílvio Santos

EFA...
Sem muito bem saber em que consistia de facto, inscrevi-me na formação EFA, mais por incentivo de uma funcionária amiga colaboradora na escola do que por minha vontade. Mas a inscrição foi feita. A base da minha decisão prendeu-se com as argumentações apresentadas pela mesma, sublinhando que iria custar um pouco de tempo, mas que finalizaria o 12º ano.
Oriundo das unidades capitalizáveis onde por equivalência tinha o 11º, aceitei o desafio. Tive inevitavelmente que alterar ritmos e programar de forma diferente a minha vida, mas com um pouco de esforço e vontade as barreiras foram sendo ultrapassadas.Vim encontrar um grupo de pessoas já integradas, num sistema que de igual nada tem com o que vinha habituado, mas a ajuda e integração foram fundamentais. O facto de não ser avaliado por exames causava-me estranheza, mas os trabalhos necessários à validação de competências nunca me pareceram simples e fáceis e… assim aconteceu.
Para mim EFA significa: Estudo-Funcionalidade-Aplicação. Tem o estudo de conteúdo prático, a funcionalidade e aplicação desse mesmo estudo, num contexto profissional, quotidiano e privado.


Anastasiya Prysyazhnyuk

Os Cursos EFA ou Cursos de Educação e Formação para Adultos são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações, ao completar o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade ou que desejam obter uma qualificação profissional de nível 1, 2, ou 3. É uma boa oportunidade para aquelas pessoas que trabalham de dia, mas também, ao mesmo tempo querem tirar ou completar a escolaridade.
Como tenho o 12º ano incompleto, decidi informar-me acerca dos cursos EFA e da forma como funcionavam.
Eu já sabia que as sessões de formação decorriam à noite e pensei em desistir, pois a ideia de vir à escola depois do trabalho parecia-me a mais complicada de todas. Mas depois de pensar muito e de ter "colocado na balança" as vantagens e as desvantagens da ideia, decidi aceitar o desafio e não estou arrependida.
É cansativo, e não é assim tão fácil como muitas das pessoas pensam, mas com desempenho e um bom esforço daqui a algum tempo alcançarei o meu objectivo.


Hugo Pereira

O Curso de Educação e Formação para Adultos é uma oportunidade para os adultos que queiram aumentar as suas qualificações académicas e assim adquirir mais competências para a sua integração no mundo do trabalho. O E.F.A. é ter as áreas de competência de Cidadania e Profissionalidade (C.P.), Sociedade, Tecnologia e Ciência (S.T.C.) e Cultura, Língua e Comunicação (C.L.C.).
Esta formação reveste-se de uma importância estratégica no quadro das políticas de educação e formação ao longo da vida, na medida em que visa potenciar a qualificação da população adulta, por via da valorização das competências adquiridas ao longo da vida.
O EFA, para mim, é aprendizagem, hipótese para conseguir um melhor trabalho e o fim da precariedade!




Colaboraram para a criação deste site:

Professor Gaspar; Diretor da ESDICA,

Professoras; Ana Mimoso,
Antonieta Nascimento,
Fernanda Monteiro,
Isabel Beja,

Alunos; Anastasiya Prysyazhnyuk,
David Moura
Hugo Pereira,
João Barata,
João Leonardo,
Sílvio Santos,
Rúbem Bento.

Vídeo: voz off; Rúbem Bento, João Leonardo, João Barata, Sílvio Santos, David Moura, Hugo Pereira, Anastasiya Prysyazhnyuk.

Jorge Humberto Ricardo; Fotografia de Fundo.


Foto ao lado: da esquerda para a direita; Eusébio Ricardo, Anastasiya Prysyazhnyuk, Maxime de Abreu, Dário, Sílvio Santos, João Leonardo, Hugo Pereira.




Albúm de Fotografias da Apresentação do Site.
Visitante nº contador de visitas


Site criado por Eusébio Ricardo e Maxime de Abreu, alunos do 3º ano de Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas , no âmbito do projecto da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação e Acção Política, em colaboração com os alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça.
Para colocarmos este site online, obtivemos ainda a parceria fundamental do LabTec, Laboratório de Técnologias para as Ciências Sociais ISCSP-UTL.