Apresentação

A poluição atmosférica na Europa está a causar um aumento alarmante de doenças respiratórias. Para auxiliar a justificar a difícil tomada de decisão por parte das autoridades competentes acerca dos limites de poluição, os cientistas devem relacionar os dados de partículas poluidoras, tanto no interior das casas, como na rua. Contudo, é de salientar que, as instituições e agências especializadas não têm capacidade para recolher dados tão extensivos. No entanto, o salto tecnológico recente nos equipamentos de medida portáteis, abriu caminho a um salto qualitativo nas metodologias de recolha destes dados

Foi neste âmbito que o projecto EuroLifeNet foi criado, juntando cientistas, professores e alunos das escolas secundárias e básicas de vários países europeus, com o objectivo não só de fazer a medição de partículas do ar e outros poluentes atmosféricos como também consciencializar a juventude e sensibilizá-la para estes tipos de problemas ambientais.

Como tal, o objectivo do EuroLifeNet é combinar a crescente preocupação dos cidadãos, principalmente da juventude, com a recolha de dados que permite o estudo preciso e efectivo das partículas que compõem o ar que respiramos.

Assim, foi proposto aos alunos de várias escolas de todo o país que utilizassem um aparelho medidor de partículas, como o benzeno e outros poluentes, medindo a exposição pessoal de cada um à poluição atmosférica.

[Medidor de partículas]

Na década que a UNESCO declarou como sendo a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, urge um projecto como este e por isso mesmo, foi considerado um projecto exemplar por esta organização.

O CITIDEP apresentou pela primeira vez o projecto EuroLifeNet em Ispra, Itália no dia 26 de Maio de 2005 numa conferência da APHEIS (Air Pollution and Health: A European Information System).

Esta página foi criada por um grupo de alunas do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), no âmbito da cadeira de Tecnologias de Informação e Comunicação e Acção Política.