Escolas

As vantagens de ter escolas associadas a este projecto representa uma maior rede em termos de recursos físicos e humanos e permite minimizar os custos.
Mais vantagens se obtém ainda se percebermos que além de ajudarmos no ensino dos professores nesta matéria, a aprendizagem por parte dos alunos também se revela muito mais fácil e eficaz.

Foram várias as escolas a nível nacional e internacional que aderiram à iniciativa proposta pelo CITIDEP. No que diz respeito às escolas a nível nacional, os profissionais efectuam um processo de recrutamento dos alunos em cada escola através de um questionário.
A participação das escolas no projecto do EuroLifeNet teve como objectivo, consciencializar os professores e alunos para os problemas ambientais, nomeadamente, a poluição atmosférica, dinamizando as aulas ao mesmo tempo que se promovia uma cidadania mais activa.

Escolas participantes a nível nacional:

- Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa);
- Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa);
- Escola Secundária Anselmo de Andrade (Almada);
- Escola Secundária de Ponte de Lima;
- Escola Secundária de Rocha Peixoto (Póvoa do Varzim);
- Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (Açores).

Em cada Escola, grupos de alunos orientados pelo seu professor adoptam um local (nó “EuroLifeNet”) e passam a registar com regularidade as medidas de diversos indicadores nesse preciso local ou num círculo com centro no local, construindo assim um “cadastro” do nó.

Este cadastro será “herdado” por turmas seguintes, que lhe darão continuidade. Os nós podem ser no interior ou exterior e, a sua longitude/latitude/altitude (geo-referência) será o seu ID.

Os procedimentos de medida / validação serão standardizados de acordo com as respectivas instituições especialistas. Serão desenvolvidos “Kits” (guiões) que facilitem a formação de novos professores e como tal a adesão de novas Escolas.

Serão igualmente desenvolvidos procedimentos experimentais de agregação dos dados inter-Escolas, facilitando a interacção.

No projecto PM-Portugal, seis escolas serão equipadas pelo IES/JRC com equipamento fixo de medida PM background, além de um medidor portátil.

Um aluno por dia transporta o portátil 24 h, e um GPS; A unidade liga-se a um computador via interface USB standard, permitindo assim a observação imediata dos resultados em classe.

A maior parte dos procedimentos e conceitos serão integrados no programa de disciplinas do ensino básico e secundário.

O aluno fará também um “diário de bordo” sobre os ambientes e locais onde esteve. Isto permitirá uma contribuição importante para a análise do gráfico produzido pela unidade, transformando o aluno em muito mais do que um “portador” acéfalo do instrumento, dando-lhe um papel activo no processo de interpretação.